[Python Brasil[15]] aprendiendo a mirar quién está a nuestro lado

28 October 2019

Não basta não ser Racista é preciso ser Antirracista

Se você acompanha meus textos, sabe que a PyBR[14] foi incrível para mim, marcando minha vida como nenhum evento tinha marcado até então!!! Mas acontece que eu não queria ir para a PyBR[15] e por que não?! Muitas coisas aconteceram na comunidade que me deixaram extremamente decepcionada a ponto de não querer me mover para estar no evento!!! Mas eu fui!! E agora vou contar para vocês o que me fez mudar de ideia para ir, voltar de lá renovada e de pazes com a minha familia “Comunidade Python”

Decidi ir a PyBR faltando praticamente duas semanas para o evento, e de quebra minha mãe decidiu ir comigo!!! Ela ama a comunidade de uma maneira que eu não sei explicar, mas parece que ela já sabia tudo o que iria acontecer e a importância de estar lá.

Eu estudei a vida toda me um colégio particular, sendo a única garota negra não filha de funcionários da escola, ou seja, eu não precisava baixar a cabeça para ninguém, e todos sabiam disso…mas mesmo assim por anos fui chamada de “Escravinha”, não tenho lembranças boas do meu período escolar. Você que sofreu racismo a vida toda, sabe como essas coisas marcam a gente e principalmente como machuca e cria uma desconfiança com todo mundo. Não sou diferente nesse quesito, claro que devo admitir meus privilégios, porque eles existem, mas ao ser ferido pelo Racismo, estamos todos na mesma página.

Mas o que isso tem a ver com a PyBR? História de Racismo na comunidade e passada de pano por pessoas que eu não imaginava, criaram em mim um desânimo total com a Comunidade como um todo!!!

Já não me sentia mais segura ali…já não era mais minha família, tinha se tornado mais um espaço que eu queria evitar para não ter que lidar com todos esses problemas de novo, são tantos gatilhos já no dia a dia, não era preciso mais esse…mas meu peito sangrava com essa decisão!!

Decidi ir por causa do Felipe Morais, e por todas as minhas amigas que se engajaram em conversar comigo e me apoiar quando tudo foi tão dificil!!!

O Felipe seria Keynote e eu queria estar lá, para ver isso de perto…

E ele mandou a letra em PLENA PYTHON BRASIL, COM ~890 PESSOAS ESSA MENSAGEM AQUI!!! drawing

drawing

No dia seguinte, Debora levanta a mensagem de PERTENCIMENTO!!! E a importância de estar na comunidade, me lembrei do porque estar distante doí tanto!!

drawing

Por fim, o Pyladies SP ganha o prêmio Dorneles E aqui devo admitir que pareceu em um primeiro instante, uma premiação a uma situação desconfortável. Até que nos agradecimentos, quando a palavra foi dada a Mel e todo o PROTAGONISMO do momento foi ela, até mesmo pelo posicionamento das outras integrantes no palco!!!

drawing

Foi ALI que eu percebi que minha família tinha sim entendido a dimensão de tudo o que havia acontecido,que não foi deixado passar assim, sem nada a dizer mas que a resposta viria no momento certo, quando houvesse um entendimento sobre as proporções de tudo aquilo.

Eu estava em casa outra vez, e eu nunca estive tão feliz de poder estar de volta, sabendo que tudo foi encarado de frente, e o dedo foi sim colocado na ferida!!!

Para além desse momento de fazer as pazes!!!

Como sempre, foi incrível rever us amigus que amo!! Mas esse ano não houveram tantas fotos, o rolê tava tão bom que eu realmente esqueci de registrar em imagens todos que eu gostaria!!

Mas tem 4 imagens que eu gostaria de destacar:

Lets <3 Brigada por mais uma vez fazer o evento ter sido maravilhoso, por sempre estar junto comigo!!

drawing

Felipe <3 Meu amigo, que incrível!! Você é uma inspiração para mim, eu tenho muito orgulho de você e de poder estar perto de ti, poder ter a sorte de viver no mesmo tempo e espaço que alguém tão incrível quanto tu

drawing

Lorena <3 ¡Amistad nacida en PyBr que continuará por muchos, muchos años, para venir más noches de samba!

drawing

Carol <3

You are an inspiration for me !! Thanks for sharing your experience !! See your excitement when you met my mother and her beautiful words to me and her, I will never forget. Thanks a lot <3 drawing

Toda organização, obrigada pelo olhar cuidadoso a todos nós, por toda representatividade que vocês trouxeram!! E comunidade, obrigada por ser essa família incrível!! E por não esquecer ninguém…e se desconstruir a cada dia!!! Amo vocês