Conhecendo a Python Software Foundation

21 May 2020

Python Software Foundation: O que é?

Você já parou para se perguntar, quem toma conta do nosso amado Python? A COMUNIDADE!!! Sim, pois é uma linguagem open source!! Mas quem auxilia a propagação, auxilia os eventos no mundo todo, a documentação e os releases????? Como tudo se mantém tão organizado??

É ai que entra o trabalho da PSF(Python Software Foundation) , a fundação sem fins lucrativos, que tem como missão:

https://www.python.org/psf/mission/

“The mission of the Python Software Foundation is to promote, protect, and advance the Python programming language, and to support and facilitate the growth of a diverse and international community of Python programmers.”

“A missão da Python Software Foundation é promover, proteger e progredir a Linguagem de Programação Python, e suportar e facilitar o crescimento de uma comunidade diversa e internacional de Programadores Python” Livre tradução

Para isso, a PSF tem um Conselho Administrativo. Lembra quando eu disse ali em cima que a Comunidade toma conta do Python? Isso não significa só contribuir codando algo, mas sendo membro da PSF!!

O QUE? DÁ PRA SER MEMBRO DA PSF???

EXATAMENTE!!! Podemos ser membros da PSF. E aqui que entra a questão do Conselho Administrativo, eles são membros eleitos para esses cargos!!! Mas quem vota neles??? Os membros da PSF que são elegíveis a voto. Se tem membros elegíveis, significa que temos classes de membresia, certo? Certo!!! Vamos entender um pouco mais sobre essas cinco classes, a saber Basic Members, Supporting Members, Managing Members, Contributing Members, Fellows :

Membros Básicos(Basic Members): São as pessoas que fazem parte da comunidade Python, concordam com o seu Código de Conduta, e estão publicamente declarando isso ao se inscrever como membros. É também uma forma de demonstrar seu apoio ao trabalho da PSF.

Membros Mantenedores (Supporting Members): São as pessoas que dão suporte financeiro, através de doações anuais.

Membros Gestores (Managing Members):

São os membros que dedicam pelo menos 5 horas mensais, trabalhando em projetos na PSF, podendo ajudar em alguns dos grupos de trabalho da Fundação, alguns exemplos dos grupos: Infraestrutura, Marketing, Código de Conduta. A lista completa você encontra aqui

Membros Contribuidores (Contributing Members): São membros que ajudam a expandir a missão da PSF pelo mundo, que despendem pelo menos 5 horas mensais, trabalhando em projetos que mantenham a missão que as características principais não mude, como: disponibilidade, diversidade, etc. Desde organizar reuniões e comunidades, como também contribuir para importantes projetos de software Python

Companheiros(Fellows)

São membros nomeados por seus grandes esforços e trabalhos a serviço da comunidade/linguagem Python, ou seja, pessoas que foram indicadas pela comunidade por esse papel e por votos do grupo de trabalho de Fellows, são nomeados a Fellow.

São diversas pessoas que foram responsáveis para que a linguagem seja o que é hoje.

Agora que conhecemos as classes de membresia, vamos lá, quem pode votar no conselho:

1)Supporting Members
2)Managing Members
3)Contributing Members
4)Fellows

Legal, agora que você sabe essas coisas. Vamos conversar um pouco sobre como fazer parte e porque é importante fazer parte disso.

Para se tornar um membro básico:

1)É só você ir até: https://www.python.org/
2)Clicar em Become a Member
3)Criar sua conta

tuto1

4)Verificar seu email
5)Ir em Become a Member
6)Preencher seus dados e aceitar o código de conduta

tuto2

AEE agora você é um membro da PSF!!!

Lembrando que você sempre pode editar a sua membresia, é só fazer o seu login, e clicar em edit your PSF Membership

E por que é importante fazer parte disso tudo?

Amamos Python como ele é hoje, e a maioria de nós concordamos que chegamos a Linguagem pelo que ela é, mas o que nos fez permanecer foi/é a comunidade Python, que é diferente de qualquer outra comunidade de programação, isso não é constatado só por nós que fazemos parte, mas porque quem nos vê de fora também, sem medo nenhum de errar posso afirmar que hoje um dos grandes diferenciais de Python é a sua comunidade.

Ser membro da PSF é ajudar que esse espírito continue, prolongue e se expanda. Acompanhar de perto os esforços para a manutenção do que conhecemos hoje e que queremos que seja o amanhã.