[Python Brasil[14]] Aprendendo a viver pythonicamente

22 October 2018

Um dos melhores momentos da minha vida

drawing

Pré - Evento

Desde 2015 eu comecei a me envolver com a comunidade Python, porém a oportunidade de ir para Python Brasil surgiu esse ano. Tinha muito receio de enviar propostas de apresentação para o evento, um misto de síndrome do impostor com uma pitada de autosabotagem (mas atire a primeira pedra quem nunca passou por isso).

O quadro mudou após começar a ser mentorada pela Daniela Petruzalek, que em muito me ajudou a superar essas barreiras.

Primeiro enviei trabalho para um evento regional, o Caipyra, deu tudo certo!! Depois disso resolvi enviar a minha proposta de palestra para a Python Brasil, a pesquisa que tenho feito com Computação + Neurociência, a Computação Neuromórfica.

Foi aceita, mas como nem tudo são rosas nessa vida, alguns problemas surgiram no caminho, com a minha tia doente (suspeita de cancêr, e operação as pressas), as finanças aqui em casa ficaram um pouco desajustadas, então houve um risco que eu não conseguisse ir para Natal participar do evento. Conversei com alguns amigos que me sugeriram abrir uma Vakinha,muitas pessoas me ajudaram e foi o que possibilitou a minha ida. Aqui já começou a minha emoção, faltava aproximadamente um mês para o evento e mesmo em um momento de crise, muitas pessoas que iriam também para o evento me ajudaram, isso foi muito tocante.

O clima do evento

O clima de amizade é incrível, desde a chegada, literalmente!!! Encontrei já uma galera que estava no mesmo vôo que eu!!! Reconheci o Meneses (lá do Caipyra), e como tinha um grupo do evento, foi fácil conseguir me comunicar com ele, só não esperava que teria mais gente, no fim éramos 7 no mesmo vôo( o que ajudou muito a rachar um carro para os hotéis e airbnb)!! Brigada meninos :D

Com o passar dos dias, ou melhor dizendo, das horas,ficava cada vez mais gostoso e as pessoas mais próximas. A nossa interação só melhorava, seja por descobrir as diversas coisas em comum, não só relacionadas a programação e Python, mas da vida mesmo. EU não conhecia a maioria das pessoas pessoalmente, algumas conhecia do Twitter porém isso foi detalhe pequenino, em pouco tempo novos laços eram formados.

Fiz amizades muito boas, de todos os lugares possíveis e que já sinto falta da convivência

A abertura

A Daniela Petruzalek fez o primeiro Keynote, Por uma vida mais Pythonica, que você pode encontrar os slides aqui , recomendo fortemente que você veja os slides, e coloque ai um lembrete de ver o vídeo quando sair, porque foi simplemente SENSACIONAL , é impressionante como a Dani se supera.

(e não digo isso por ela me mentorar, ela é realmente um exemplo, gratidão)

Ao iniciar o evento nos trazendo essa reflexão, ela colocou já o sarrafo de qualidade lá em cima. O evento começou no mais alto nível, colocou todo mundo pra pensar em pessoas > tecnologia, não só conseguiu transformar em palavras o clima do evento, mas uma aplicação para a vida, para além de algoritmos mostrou um show de empatia, superação, esforço, mérito, e humildade.

Dani, você nos inspira, encanta, faz com que tenhamos esperança em um mundo melhor!!! Apesar de tudo que tem ocorrido, ver o seu empenho, a sua visão, e como traz isso para todos nós, é lindo!! Obrigada por isso!!!

As palestras

A qualidade das palestras, realmente é uma coisa de outro mundo, a programação estava linda demais, tinha para todos os gostos!!! Os palestrantes capricharam muito em trazer um conteúdo de qualidade, em passar o conteúdo de maneira clara, e simples(levaram bem a sério simples é melhor do que complexo).

Todas as palestras deixam um gostinho de quero mais, uma provocação a procurar saber mais sobre aqueles conteúdos!!!

Parabéns a todos, foi muito legal ver esse empenho em trazer um ótimo conteúdo!!!

Organização

A organização não pecou em nada, foi um show em manter um evento grande sob controle, e leve. Sempre solicitos, dando suporte para qualquer tipo de problema que poderia vir ocorrer, dúvidas que surgiam, paciência quando alguns problemas técnicos ocorriam (Débora, obrigada pela paciência com meu computador dando pau na hora da palestra, e meu atraso).

Mais do que isso eles transpareciam e transmitiam calma para todos nós!!! Parabéns a todos da organização, parabéns!!! Vocês foram incríveis, o evento teve essa magnitude por causa de vocês!!! Parabéns por todo o cuidado, e por nos receberem tão bem!!

Minha palestra

Claro que várias coisas aconteceram, como o computador travar na hora de abrir a apresentação(não era no windows não, ok!! Não dá pra fazer essa piada não), o cabo hdmi parar de funcionar e eu ter esquecido de levar um backup(sim, eu quebrei a regra número 1 de qualquer palestrante)

Mas no fim deu tudo certo!! Foi emocionante ver a sala com tanta gente para ouvir sobre um assunto tão novo e abstrato!!

drawing

Foi a minha primeira Python Brasil, e já sei que não vou perder mais nenhuma. A comunidade Python é muito mais que um conjunto de pessoas programadoras, que utilizam a mesma linguagem e trocam experiências, na verdade é uma grande família!!! E o nosso natal, é a Python Brasil, com a diferença que não tem brigas, e primo chato!!! Ou seja, perfeição!!!!

Até ano que vem!!! Amo vocês!!

Perfection